segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Em tudo há uma razão.


   Verdade seja dita, nós estamos acostumados a viver o pior lado possível das situações. "O mundo é cruel", "a vida não é um filme" ou "não adianta que não vai mudar", quem nunca ouviu uma dessas frases? É muito cômodo aceitar que "as coisas são como elas são, é melhor aceitar que a vida é o que é que a gente espera de mais" (Leoni), que não há sentido, pois assim nos protegemos de nos decepcionar, nada mais é do que uma fuga, e o maior calo da humanidade é fugir do fato de que nós somos os ÚNICOS responsáveis pelos nossos atos. Damos desculpas para nós mesmos a fim de justificar nossas falhas... "Amanhã eu faço", "estou cansado, o dia foi corrido", "teve um imprevisto" (...)

   ROTINA é isso que nos prende. Não a uma rotina de responsabilidade, mas uma rotina de conforto  onde reclamamos dos mesmos problemas dia após dia. Muitas vezes quando nos olhamos no espelho vemos uma pessoa cansada de tudo, e mesmo com evolução profissional ou qualquer outra mudança, nossa zona de conforto permanece estática.

Nosso exterior muda, mas muitas vezes esquecemos de mudar o mais importante, nós mesmos.

   Quem quer mudança, FAZ A MUDANÇA. Se quiser algo, faça por onde, tenha paciência sim, não adianta agir no desespero, pois apenas conseguimos afastar aquilo que queríamos, e depois é fácil lamentar e dizer que tentou... NÃO, sua vida não vai melhorar do nada, não adianta sempre jogar na loteria e rezar com uma esperança hipócrita por um prêmio que sabe que não vai ganhar enquanto murrinha o mesmo cotidiano muitas vezes DE UMA VIDA QUE NÃO GOSTA. 

   O mundo é composto por histórias de fracassos e de sucessos, de pessoas que foram ao seu limite e conseguiram aquilo que queriam, pois elas entendem que há uma razão pra tudo e a razão de conseguir, é tentar e se empenhar. A única força IRRACIONAL que pode te deter é você mesmo, portanto antes de dizer que não teve o que fazer ou que é culpa do "acaso ou do destino"PENSE E HAJA.

   Fugimos da razão das coisas, fugimos muitas vezes da responsabilidade e dos rumos que nossas vidas tomam e até mesmo de ações nossas, mas a razão está presente em tudo, inclusive nos sentimentos. Temos os dois e DEVEMOS usar ambos, e sim a razão deve sim anteceder o sentimento, pois é preciso escolher muito bem quais sentimentos nos deixam levar. Só colhemos o que plantamos, portanto não é de espantar que fruto possa nascer de atitudes motivadas por sentimentos como medo e desespero.

   É uma verdade dolorosa pensar que nossos problemas, decepções e dores estão em nossas mãos, o que muitos não lembram é que ignorar os fatos, não os altera” (Shakespeare). Não há mistério ou força miraculosa, é simples lógica. Quer passar em alguma prova? Estude! Quer terminar, comece. É no mínimo estupidez esperar que qualquer coisa se resolva sem fazer nada a respeito, é ilógico, é irracional.

   Eis a força do pensar, de encontrar a razão, de procurar o porquê, pois assim podemos enxergar o óbvio que nos foge pelo simples fato de não procurarmos razão nos fatos, e a vida se baseia em lógica simples. A ignorância cega, a alienação é como uma viseira e a decisão de enxergar é uma árdua atitude que ninguém pode tomar por você. 

   Nós procuramos uma fórmula mágica para resolver nossos problemas, só que essa fórmula não existe. A experiência não nos dá regras para resolver as coisas e nem se trata de decorar que atitudes devemos tomar em cada situação, e sim a sabedoria para improvisar, pois cada momento é único.

   Pare e pense, seja frio ao procurar um sentido no que está fazendo, no que está acontecendo com você, e acima de tudo vença o medo da "auto-sinceridade" e verá o mundo como nunca antes fez.

Suas desculpas no final de tudo, só prejudicam a VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário